0 Especialista ensina a combater doenças respiratórias típicas do outono com óleos essenciais





Samia Maluf compartilha, ainda, receita de um repelente natural com Cravo e Neem – ainda tão necessário em função das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


O outono costuma ser uma estação do ano bastante complicada para quem sofre de doenças respiratórias crônicas como as alergias, bronquite, asma, rinite e afins. Isto ocorre devido às mudanças bruscas de temperatura e diminuição da umidade do ar que, associadas às inversões térmicas e ao aumento dos níveis de poluição, exigem adaptações abruptas por parte do organismo. Para deixar o quadro ainda mais complexo, a gripe transmitida pelo vírus H1N1 está se proliferando de forma bastante ampla. A Aromaterapia surge, então, como uma importante aliada para ajudar, de maneira efetiva, na prevenção de males típicos da estação e, também, na purificação e melhoria das condições dos ambientes.

Segundo a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf, idealizadora da By Samia Aromaterapia, os óleos essenciais podem auxiliar nas epidemias infecciosas e contagiosas por serem agentes antissépticos “Estas substâncias totalmente naturais ajudam no combate a vírus e bactérias, além de serem vasodilatadoras, auxiliando na respiração. Também são poderosos expectorantes e podem ser benéficos, ainda, no aumento da imunidade”, explica a especialista. Vale lembrar que as crianças costumam ser as principais vítimas dos males de outono e, justamente por isso, podem ser especialmente beneficiadas pelas sinergias (misturas de óleos essenciais).

Resfriados

Misture duas gotas de óleo essencial de Gengibre com uma colher de café de Óleo Vegetal de Copaíba. Passe a combinação nas amígdalas pelo menos três vezes por dia. Cubra e agasalhe bem o pescoço.

Esta receita poderá ser utilizada somente em crianças acima de 12 anos. Para crianças menores, faça a mesma receita, trocando o óleo essencial de Gengibre pelo de Camomila Romana.


Asma e bronquite

Coloque no inalador uma gota do óleo essencial de Alecrim em 10ml de soro fisiológico. Procure um local para relaxamento e respire profundamente. Inale até o líquido acabar. Procure fazer a inalação até três vezes por dia.
 
Para crianças até 12 anos, substituía o Alecrim por óleo essencial de Eucalipto Citriodora ou uma gota de óleo essencial de Hortelã Pimenta ou ainda o Eucalipto Glóbulus (ambos fluidificam o catarro).
 
Para o ambiente
 
Para evitar este acúmulo de agentes nocivos e permitir uma aromatização que beneficie o sistema respiratório, prepare uma solução simples para limpeza da casa: misture duas colheres de sopa de vinagre de cidra / maçã e cinco gotas dos óleos essenciais de Limão Siciliano, Tomilho e Tea Tree.
Dilua em um litro de água, molhe um pano e o passe no chão após varrer ou aspirar.

Para uso em aromatizador elétrico, Sâmia Maluf recomenda ainda a seguinte sinergia:

10 gotas de óleo essencial Limão Siciliano
5 gotas de óleo essencial Tea Tree
5 gotas de óleo essencial Tomilho
5 gotas de óleo essencial Cedro

Mantenha o Aedes aegypti longe de você!
 
Dengue, Chikungunha e Zika. Notícias sobre estas doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti, ainda circulam pelo país. Sâmia Maluf indica um repelente que, além de eficiente, conta com nível baixíssimo de toxicidade, tendo como base o óleo vegetal de Neem.
 
Originário da Índia, o óleo de Neem é rico em ácidos graxos. Conhecido como inseticida orgânico, é eficaz contra mais de 200 espécies de insetos, possui propriedades antifúngica, antibacteriana, antiviral, antisséptica e anti-inflamatória. Pode ser utilizado, ainda, para aliviar coceiras e vermelhidões causadas por picadas de insetos - nos pets, afasta pulgas, carrapatos e sarnas.
 
Ingredientes:

20 gotas de óleo essencial de Cravo
50 ml de óleo vegetal de Neem

Aplicar na pele evitando áreas como rosto e mucosas. Antes de iniciar o uso, recomenda-se a prova de toque, pois mesmo sendo uma fórmula natural algumas pessoas são mais sensíveis que outras e podem ter reações alérgicas. Para quem não gosta do aroma do cravo, é possível diminuí-lo com o acréscimo na receita de 5 a 10 gotas de óleo essencial de Citronela. Evite usar o repelente em crianças menores de 2 anos.
 
É possível adquirir todos os ingredientes utilizados no repelente e nas demais receitas citadas na By Samia Aromaterapia (loja física e virtual).

Loja By Samia Aromaterapia
 
Rua Desembargador do Valle, 243 – Pompéia (travessa da avenida Pompéia)
 
Telefone: 3679-8001
 
Horário de Funcionamento: de segunda sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 13h.
 
Loja virtual: www.bysamia.com.br

 
Sobre Sâmia Maluf, a By Samia Aromaterapia e o Instituto Sâmia Maluf Instituto de Estudos Aplicados em Aromaterapia
 
Sâmia Maluf é formada em Psicologia, mas foi na Aromaterapia e na Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações) que ela se tornou mais conhecida, já que realiza consultoria para empresas e spas em todo o Brasil e em outras localidades do mundo. Palestrante, Professora e Aromaterapeuta, Sâmia ministra cursos em todo o país, ensinando o uso dos Óleos Essenciais e Vegetais puros em benefício da saúde e da estética.
 
Este conhecimento a levou a fundar a By Samia Aromaterapia, uma empresa que descortinou os benefícios e propriedades da Aromaterapia no Brasil e hoje oferece óleos essenciais, vegetais e cosméticos naturais para uso domiciliar e profissional. Visite o site www.bysamia.com.br.
 
Em agosto de 2014, nasceu o Instituto Sâmia Maluf de Estudos Aplicados em Aromaterapia. O objetivo deste centro de conhecimento é divulgar ainda mais a Aromaterapia, incentivando seu uso profissional. Por isso, no espaço, serão ministradas oficinas práticas e teóricas, cursos informativos e de capacitação profissional, além de palestras gratuitas, de caráter beneficente, abertas ao público.



*Release enviado pela assessoria da marca.





By Keila - colaboradora do blog

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog!
Deixe seu recadinho, sua opnião, sua sugestão,
vai ser um prazer sua participação por aqui!
Beijinhos :*

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Charming Girl! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger